TEMA LIVRE:
SEGURANÇA DOMÉSTICA EM TERMO DE COMPUTADORES
Com tantos novos avanços digitais nos computadores, a maneira em que eles operam se tornou extremamente complexa; entender com clareza o funcionamento as programações feitas pelo seu computador é algo difícil, e isso também gera uma brecha para pessoas de má fé, que compreendem seu funcionamento, causar dano aos sistemas alheios.

Para que um Vírus de computador chegue até sua máquina é um caminho curto. Ele pode vir junto a um software que parecia inofensivo, ou vir em uma série de Scripts nos Cookies da internet (arquivos gerados automaticamente pelo seu navegador, no momento em que você acessa alguma página). Eles normalmente alteram algum arquivo importante para o seu computador – é difícil saber se é possível remover um vírus como esse sem que haja seqüelas, dependendo do arquivo – e seu objetivo pode variar. Os Adwares, por exemplo, atrapalham o desempenho de seu computador e exibem mensagens, se passando pelo seu Sistema Operacional, recomendando programas Anti-Vírus pagos, mas não licenciados e clandestinos.

Possuir um Anti-Vírus atualizado e um removedor de Malwares ajuda, porém é necessário se ter conhecimento de coisas básicas; um servidor de download pouco conhecido que possui um arquivo comum no tamanho de 2mbs, quando esse arquivo possui 25mbs em outros sites mais conhecidos, por exemplo, pode significar que esse arquivo não é o que parece, e pode trazer riscos aos seu computador.

Os Vírus são meramente softwares maliciosos. Mas então, quem os programou?

Essas pessoas são conhecidas como Hackers. São bem populares por serem comumente mostrados em filmes. Basicamente, Hackers são aqueles que conhecem a complexidade de um sistema operacional, e conseguem modificá-lo ao seu agrado. Através da Internet, eles são capazes de se conectar a outros computadores que estejam também conectados à rede e não possuam uma proteção adequada a essas invasões.

Seus principais alvos são computadores de lojas e empresas importantes, ou de pessoas físicas também importantes. Caso ele ultrapasse essa barreira de proteção de um computador, feita por incontáveis codificações, senhas de bancos, arquivos pessoais e informações como documentos, são exemplos de alvos a serem extraídos desses computadores.

Existem providências tomadas para evitar esses ataques, porem elas tem de ser revisadas pelo usuário diariamente, já que as técnicas usadas por esses invasores são refinadas diariamente.

Para encerrar, um exemplo de Hacker trabalhando ao ar livre, mostrando a gravidade e o risco que todo o sistema corre, quando fica desprotegido.

0 comentários:

Postar um comentário