A construção da igualdade a partir do respeito às diferenças


Fonte da imagem:.Acesso em 15 set. de 2010

A igualdade social nunca foi tão questionada e exigida quanto é hoje. A partir do século XX, as desigualdades evidenciaram devido o surgimento de frentes pensantes e relevantes do conceito de igualdade social.

A igualdade literal nunca será atingida, pois não há pessoas com as mesmas características, tanto físicas (altura, peso, traços, impressão digital) quanto psicológicas (modo de agir e pensar, virtudes, defeitos). Aliás, o conceito de igualdade social surgiu a partir dessa diferenças e da postura discriminatória das pessoas em relação a elas.

Assim, a igualdade social consiste na garantia do mesmo tratamento e das mesmas oportunidades (sociais, econômicas, políticas) a todos, independente de fatores individuais e discriminatórios (cor da pele, etnia, opção sexual, condição socioeconômica).

A responsabilidade de promover estas garantias constituintes da igualdade social almejada é em grande parte do Estado. Porém, a maior fatia de comprometimento cabe a própria sociedade responsável por manter as desigualdades através da desvalorização da cidadania e da política e dos preconceitos.

0 comentários:

Postar um comentário