iPad
O sucesso do programa que monta uma revista com fotos, vídeos e textos indicados nas redes sociais.
A empresa americana de software Flipboard lançou no fim do mês passado seu primeiro programa pra iPad, o aclamado leitor digital da Apple. A ambição do programa era criar uma “revista social”, gerada a partir das informações publicadas por contatos e amigos nas redes sociais como Twitter ou Facebook.
Seu segredo é exibir conteúdos que você esta acostumado encontrar nas redes sociais num formato bem mais atraente, que aproveita ao Maximo o modo de navegação consagrado pela tela multitoque do iPad. Em vez de funcionar como um programa automático que escolhe aquilo que você verá segundo regras universais, ele busca apenas o conteúdo publicado por seus amigos, que tende a ser mais interessante.
Por trás do sucesso do Flipboard há duas questões preocupantes. A primeira é legal: os direitos autorais. O Flipboard extrai conteúdo das paginas e reorganiza tudo noutro contexto. Legalmente, fazer isso exige autorização de quem produziu o conteúdo – e isso custa dinheiro. A segunda questão que preocupa é social. Como em toda rede social, a qualidade da informação que ele oferece tende a ser pobre. Por sua natureza, traz apenas o indicado por amigos com interesses comuns – e pode deixar isso passar visões diferentes, de gente com outros pontos de vista.

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