Inclusão digital.

Entende-se que inclusão é o processo onde o ser humano se apropria de determinado conhecimento, passando a vivenciá-lo no seu cotidiano, isto é, o processo de inserir-se em determinado contexto. Quanto à inclusão digital, ela pode ser considerada como a apropriação de um conhecimento específico, como aquele que envolve a tecnologia de informação e comunicação. Portanto, a inclusão digital é a apropriação de conhecimentos referentes à tecnologia da informação e comunicação disponíveis na sociedade atual e o seu uso no cotidiano.
A apropriação deste tipo de conhecimento requer oportunidade de acesso a vários tipos de tecnologias. A maioria da população tem acesso aos meios de comunicação de massa, tais como televisão, rádio, aparelhos de som, onde não há quase interação entre as partes (emissor e receptor), o processo é unidirecional.
Na comunicação de massa há poucas possibilidades do exercício pleno da cidadania, pois o usuário ouve e vê o que o meio de comunicação sugere, sob a ótica de quem emite a informação/comunicação.
A telefonia esta chegando a todos os lugares do mundo, através da tecnologia GSM, com a possibilidade de se fazer conferências, enviarem mensagens e imagens instantâneas, trocar informações dos mais variados tipos, acessar a internet, entre outros recursos.
Outra possibilidade de acesso à tecnologia da informação e comunicação é através dos equipamentos de informática, com acesso à Internet, disponível em boa parte do Brasil e no mundo. Ao contrário do meio de comunicação de massa, a informática possibilita ao usuário a interação com a fonte de informação, através da publicação de opiniões e questionamentos, o indivíduo pode manifestar-se favoravelmente ou não, a tudo aquilo que lhe é apresentado, publica instantaneamente suas pesquisas, idéias, compartilham imagens, diários pessoais etc.
Infelizmente, grande parte da população brasileira ainda não tem acesso a este meio de comunicação.

0 comentários:

Postar um comentário